domingo, 12 de fevereiro de 2012

A Carne - La Carne (1991)



Conotação sexual em cinema é sinônimo de polêmica. Por mais que se proclame revolução sexual, o sexo transcende e se faz ser notado. Nunca será visto com indiferença. Assim é o filme italiano A Carne.

Um pianista de meia idadade, Paolo (Sergio Castellitto), desenvolve um desejo obsessivo por Francesca (Francesca Dellera). Vale aqui uma referência à beleza da atriz. Francesca Dellera é a beleza que não existe mais. Um padrão de que as mulheres hoje tentam fugir. Um corpo moldado pela natureza e não pelas plásticas e academias. O resultado disso é uma beleza rústica e voluptuosa.

Após se deparar com a imagem de Francesca pela primeira vez, possuí-la passa a ser o único objetivo na vida de Paolo. Seu grande erro é pensar que foi um agraciado por ter consumido o fato e não pensar na possibilidade que Francesca o desejou também.

Paolo se vê vítima das inconstâncias de sua amada. O melhor termo para descrevê-la é furacão. Grande, avassaladora e desgovernada. Francesca faz parte de um grupo de mulheres que faz o seu discurso ser secundário. O estímulo visual proporcionado por sua boca e curvas inibem qualquer outra avaliação crítica. Paolo é um boquiaberto constante diante de sua amada.

O momento mais consciente de Paolo é em que tenta o suicídio. Após chegar ao ápice do prazer com a mulher que mais desejou na vida. Paolo sabe que tudo vai se perder com o tempo mas a sedução de Francesca não o deixa suicidar. E suas previsões são consumadas.

O filme fala da superioridade feminina. Paolo é apenas instinto. É um animal em busca de carne. Presa fácil para Francesca. Fato evidenciado em seu poder de paralisar todos os músculos de Paolo e deixá-lo em priapismo transformando seu amante em um consolo humano.

Há uma relação entre sexo e comida. Desejo e saciação. Paolo e Francesca são dois famintos. O desejo é tanto que se isolam em uma casa à beira mar para darem início a uma orgia alimentar e sexual. Deixam trabalho, família e sociedade.

O processo de autodestruição de Paolo se inicia quando percebe solidão mesmo isolado com Francesca e estando repetidas vezes com ela na cama.

É um filme sobre convicções. Aquilo que se deseja pode realmente não ser bom. Não ter a consciência disso é o caminho da destruição.

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