terça-feira, 18 de outubro de 2011

Walking Dead S02E01 – “What Lies Ahead”


Minha série preferida do momento. Walking Dead já estava fazendo falta. É sempre bom esperar por algo que você tem certeza que vem. A promessa foi cumprida e começa a segunda temporada da série.

O grande desafio de uma série é não cair na mesmice. Difícil é pensar um contexto em que se tem um pequeno grupo de humanos fugindo de um incontável número de zumbis e tornar essa repetição interessante. Walking Dead se supera e surpreende. O início da segunda temporada é um ótimo exemplo disso.

O episódio tem uma hora de duração. É longe de ser enfadonho. O grupo de humanos segue em comboio por uma rodovia até que um emaranhado de carros impossibilita a travessia. Parar é a única solução. Prenúncio de que logo zumbis aparecerão. Longe da acinzentada tez zumbi, o cenário é vivo em cores. Uma floresta margeia a estrada. A fotografia viva parece anunciar o retorno da série. Algo animador para seus fãs.

A primeira aparição zumbi é a síntese do terror que não precisa chocar para assustar. Um primeiro zumbi é visto. Lentamente, uma multidão se revela. A câmera mostra bem de longe o invevitável encontro com os humanos. Todos escondem debaixo dos carros e mais uma cena fascinante desse terror contemporâneo. Cada humano está debaixo de um carro. Não podem se ajudar e o terror agoniza pais e mães impotentes. Cena em que personagens e espectadores prendem a respiração. Pura tensão.

A cena final é em uma igreja. Luta pela sobrevivência em frente à imagem de Jesus Cristo crucificado. Cena forte, bem mais intensa que a de Rick e Daryl abrindo a barriga de um zumbi pensando que restos de Sophia poderiam estar em seu estômago.

Walking Dead agradou pessoas que nem gostam muito de terror. A retomada da série foi ousada e corre o risco de perder audiência por esse comportamento. Os fãs de terror agradecem.

Nenhum comentário: